Uma campanha de vacinação contra a filariose linfática para crianças de 0 a 5 anos de idade foi lançada no distrito de Mossuril, província de Nampula, no norte de Moçambique.
Esta campanha, iniciada na última quinta-feira, irá abranger um total de 300 mil crianças nos distritos de Mossuril e Nacala-a-Velha.
A iniciativa é liderada pelo setor de saúde da província de Nampula. No lançamento, que ocorreu no distrito costeiro de Mossuril, estiveram presentes representantes dos governos do Malauí, Tanzânia, Quénia, Mali, Uganda e o governo local, para testemunhar o início da campanha de imunização contra a filariose.
Nesse contexto, o administrador do distrito de Mossuril, Hélio Rareque, presente no lançamento, apelou à população para que adira à campanha de vacinação, de modo a valorizar o apoio dos parceiros que contribuíram para a aquisição das vacinas.
A província de Nampula tem registado vários casos dessa epidemia nos distritos de Eráti-Namapa, Monapo, Mogovolas e Murrupula. No entanto, houve um alívio da filariose nos distritos de Malema, Angoche e Larde.
A filariose linfática já afetou mais de 103 distritos na zona norte de Moçambique. A doença, também conhecida como elefantíase, é causada por vermes transmitidos por mosquitos e pode provocar inchaços. (Gabriel Cassimo)
0 Comments