Depois da vandalização de algumas barracas pelos insurgentes na semana passada na aldeia de Maputo no distrito de Mocimboa que faz limite com o de Palma, em Cabo Delgado, desde aqueles dias até ao momento a população não se sente segura.
Na noite de ontem 10/08/2025 passou um grupo dos insurgentes na zona de Mute em Palma, em direção a praia ou zona costeira, situação que aumentou o medo localmente.
"Esses dias não há liberdade naquela zona a população está com muito medo sendo a mesma zona que houve barulho por algum tempo, é uma preocupação para os moradores ou residentes daquela área", disse uma fonte local.
Desde que houve ataque de Maputo, as forças de defesa e segurança juntos com a força local, estão no terreno a controlar a situação dia e noite.
Segundo os residentes não é pela primeira vez que usam aquela via "mesmo em 2020/ 2021 sempre usam a mesma via e depois de ter a nossa força abandonada naquela via".
Devido à isso, a população de Mute e outras aldeias vizinhas estão com grandes ameaças visto que são zonas que tem muitas machambas daquelas aldeias.
A força local de Palma e de Mocimboa da Praia estão espalhadas nas matas a procura desse grupo dos insurgentes que circulam naquela área entre Palma e Mocimboa da praia, mas ainda sem sucesso.
"Na verdade, a situação no distrito de Palma não está tudo bem esses dias, pior nesta semana, por isso as forças de defesa e segurança, dia e noite estão patrulhando até nos bairros das aldeias". (Mozanorte)
0 Comments