Cabo Delgado voltou a ser abalado por novos episódios de violência terrorista na região nos distritos do sul da província, reacendendo a indignação pública e os apelos por medidas eficazes das autoridades.
Os distritos de Chiúre, Ancuabe e, mais recentemente, a estrada nacional número 380, têm sido palco de ataques brutais que resultam em mortes, deslocações forçadas e paralisação da actividade económica e social, sendo este o motivo de elevada indignação dos munícipes do pacato bairro de Maringanha.
Segundo os residentes, a falta de uma actuação séria e básica por parte do Estado tem contribuído para o agravamento da situação. O sentimento de abandono é crescente entre os residentes daquela zona que aponta o Estado de ser incapaz de conter a violência.
As fontes residentes no bairro Maringanha, denunciam que naquele ponto vivem muitas famílias deslocadas que não recebem apoio humanitário há meses, nem das autoridades governamentais, nem das organizações não governamentais.
A indignação cresce ainda pelo facto de não se saber quem é o verdadeiro terrorista.
A cobrança e paralisação de viaturas na EN380 pelos insurgentes mostra a ousadia dos ataques e evidencia a vulnerabilidade do sistema de segurança em Cabo Delgado, consideram os residentes de um dos bairros pouco falado na capital Provincial. (SAJA)
0 Comments