Mototaxistas de Insaca não descansam de cobranças ilícitas no posto de controle local



Os mototaxistas da vila de Insaca, em Mecanhelas, Niassa, estão a denunciar cobranças ilícitas pela polícia no posto de controle local. Os valores solicitados variam, mas podem chegar até 200 meticais.

"Conseguimos um cliente de 200 meticais, e em contrapartida a polícia leva-nos o mesmo dinheiro. O ano iniciou agora e ainda não conseguimos valor para renovar documentos, mas eles não compreendem", lamentou um mototaxista local.

Os mototaxistas afirmam que as cobranças ocorrem regularmente no posto de controle e não há recibo que justifique o pagamento, o que os lesados entendem ser burla. "Como viver assim? Nós terminamos a 12ª classe e achamos isto como emprego, mas estão a nos roubar!", indignou-se outro mototaxista.

Os mototaxistas acusam os polícias de desonestos, uma vez que têm feito palestras encorajando denúncias em caso de cobranças ilícitas, mas, em contrapartida, os mesmos extorquem. "Os polícias de proteção cobram na presença dos trânsitos, mas não agem. É mesmo corrupção", disse um passageiro.

Os mototaxistas estão a pedir intervenção das autoridades para pôr fim a essa prática. (Jaime Paculeque)

Post a Comment

0 Comments