Circuito elétrico queima 15 barracas em Montepuez

 


O incidente aconteceu na noite do dia 23 de janeiro, no mercado central de Montepuez, sul de Cabo Delgado, próximo ao parque da cidade, onde um curto-circuito provocou um incêndio que destruiu pelo menos 15 barracas naquele local.

As causas do incêndio foram difíceis de esclarecer no momento, pois ocorreu por volta da meia-noite, quando a maioria das pessoas estava a dormir. Os comerciantes apenas se aperceberam do fogo quando este já se tinha alastrado por várias barracas, destruindo diversos produtos, como roupas, eletrodomésticos, telemóveis, entre outros.

Segundo os proprietários das barracas, o incêndio foi provocado por um circuito elétrico. Os munícipes da cidade de Montepuez ficaram muito tristes com o acontecimento, que também afetou parte das camas que eram vendidas nas proximidades.

Em todas as barracas incendiadas, não foi possível recuperar nenhum bem, pois o fogo foi descoberto tardiamente. Algumas barracas continham roupas de calamidade, capulanas e materiais plásticos, o que contribuiu para a rápida propagação das chamas. Por se tratar de um incêndio de origem elétrica, a situação era bastante perigosa.

A eletricidade de Moçambique e outras entidades, como o Conselho Municipal e a Polícia, deslocaram-se ao local na manhã seguinte para averiguar o sucedido. O Serviço de Salvação Pública esteve presente ainda na mesma noite, porém não conseguiu intervir de forma eficaz, pois chegou quando o fogo já tinha causado grandes danos.

Na manhã seguinte, alguns munícipes da cidade de Montepuez encontravam-se no local a recolher objectos queimados que ainda poderiam ser aproveitados, como telemóveis, bicicletas, capulanas e outros materiais. 

Contudo, há quem diz que houve negligência por parte das autoridades porque muito cedo os guardas tinham alertado a eletricidade de Moçambique sobre a irregularidade do corrente eléctrica. (BP)

Post a Comment

0 Comments