Professores de Mecanhelas "fecham-se" para falar do significado do seu Dia


Professores de Mecanhelas não quiseram falar sobre o significado do seu dia alegando falta ter autorização para comentar o significado histórico do seu próprio dia.

Pelo menos dois professores do distrito de Mecanhelas, no sudoeste da província do Niassa, afirmaram, em entrevista à Mozanorte, que não receberam autorização para falar publicamente sobre o significado do Dia dos Professores, celebrado a 12 de outubro.

Um dos docentes revelou que não poderia falar à imprensa e justificou “Não nos foi permitido falar na televisão ou jornal sobre o assunto”, enquanto outro declarou “Não fui indicado para falar em nenhum órgão de comunicação social.”

Os educadores consideram importante que, em futuras celebrações, as autoridades do sector da Educação concedam espaço aos professores para partilharem o verdadeiro significado da data, reforçando o papel fundamental do docente na formação das crianças e no desenvolvimento das comunidades.

O Dia dos Professores é celebrado anualmente em todo o país como um momento de reconhecimento e reflexão sobre a missão dos profissionais da educação.

Contudo, as fontes não deixaram claro que entidade governamental que alegadamente devia os autorizar para prestar declarações à imprensa. (Jaime Paculeque)

Post a Comment

0 Comments