Representantes das aldeias da região de Mucojo, distrito de Macomia em Cabo Delgado, reuniram-se semana passada com as forças ruandesas destacadas na zona, para debater questões que afetam diretamente as comunidades locais.
Durante o encontro, foram levantados três pontos principais:
O bombardeamento de pescadores nas proximidades, as condições de saúde nas comunidades de Mucojo, situação de insegurança e incerteza quanto à presença e ao reconhecimento das populações locais pelo governo.
Relatos indicam que o comandante das forças ruandesas respondeu que, sobre o primeiro ponto o bombardeamento dos pescadores a questão já havia sido levantada anteriormente, mas até o momento não foi recebida uma resposta oficial.
Acrescentou ainda que, desta vez, foram enviadas munições que teriam sido utilizadas nos ataques contra os pescadores.
Segundo uma fonte no local, em relação aos dois últimos pontos, o comandante afirmou que a situação será encaminhada aos níveis superiores das autoridades moçambicanas, para que sejam tomadas as medidas necessárias.
Contou outro presente que reunião encerrou-se com um apelo dos líderes comunitários para que seja garantida a segurança e a presença efetiva do governo em Mucojo, de forma a assegurar melhores condições de vida para as populações locais. (Mozanorte)

0 Comments