A vila sede do distrito de Macomia, centro de Cabo Delgado tem sido, nos últimos anos, alvo frequente de ataques terroristas. Por esse motivo, grande parte da população vive insegura e tem dificuldade para dormir tranquilamente.
É raro passar uma ou duas semanas sem que as pessoas procurem abrigo nas matas. É uma situação de medo generalizado no seio da população.
Na noite de 27/11/2025, registou-se agitação em alguns bairros da vila, como Changane, Napulubo e outros. O incidente ocorreu por volta das 19 horas e poucos minutos.
Segundo fontes locais, no bairro de Napulubo foram ouvidos três disparos nas barracas próximas à uma ponte. Os tiros teriam sido efectuados por militares de Moçambique, embora ainda não se conheçam os motivos que levaram à ação. No mesmo local, a viatura militar permaneceu estacionada.
Devido ao clima de insegurança que se vive na região, algumas pessoas, sem saberem as razões dos disparos, fugiram para as matas levando consigo as suas bagagens. Outras permaneceram em casa, mesmo após ouvirem os tiros, enquanto alguns continuaram nas barracas a beber. (Mozanorte)

0 Comments