Terroristas criam pânico na aldeia de Ngalonga, em Nangade

 


Ngalonga é uma aldeia do distrito de Nangade, na província de Cabo Delgado. Trata-se de uma zona onde, cada vez mais, os insurgentes atuam com facilidade, devido às longas distâncias percorridas sem encontrar as forças de defesa e segurança.

O pânico ocorreu no dia 26 de novembro de 2025, por volta das 20 horas. Na aldeia houve grande agitação naquela noite, levando a população a refugiar-se nas matas. Não foi apenas em Ngalonga que se registou a agitação, mas também nas aldeias vizinhas.

Durante o pânico, enquanto a população se escondia nas matas, registaram-se vários roubos nas residências. É uma zona onde se produz muita castanha, e muitos produtores guardam os seus produtos nas suas casas ou nas machambas, o que facilitou os saques.

Segundo uma fonte do Mozanorte localizada naquele ponto do distrito, ainda não há detalhes sobre os danos materiais e humanos resultantes do ataque. As populações continuam a passar as noites nas matas devido à falta de segurança na região.

Os insurgentes na província de Cabo Delgado já se espalharam por quase todos os distritos, e as autoridades competentes, juntamente com as forças de defesa e segurança, continuam sem conseguir controlar totalmente a situação.

Da mesma forma, a circulação de armas é descontrolada em vários distritos. Mesmo com a presença das forças de defesa e segurança nas comunidades, a população local continua a sentir-se ameaçada, dado que a instabilidade permanece em toda a província (Mozanorte).

Post a Comment

0 Comments