Chicuatho recebe inputs para concluir US da sua iniciativa

 


A comunidade de Chicuatho, no Posto Administrativo de Insaca, em Mecanhelas, no Niassa, está prestes a ganhar uma unidade sanitária, fruto da parceria entre o Governo e a população local.

A unidade sanitária está sendo construída com a comparticipação da população, que fabricou tijolos e levantou a parede. Já as autoridades governamentais serão responsáveis pelo acabamento e apetrechamento. Nesta quarta-feira, (12), o administrador do Distrito de Mecanhelas, procedeu com a entrega de mais de 30 chapas de zinco para cobertura e cimento, garantindo assim a conclusão do projeto. 

Na ocasião, José Abibo Iassine, exortou para o uso do material para devidos fins.

"Todos devem colaborar neste projeto. Acreditamos que essa unidade sanitária não beneficiará apenas os residentes locais, mas também, os que estão arredores arredores", disse Abibo.

Há muito tempo que a população aguarda a conclusão da unidade sanitária "Irá acabar com o sofrimento. As mulheres sofrem muito para chegar no centro de saúde, fica longe" afirmou o líder tradicional local.

NO ENTANTO, A POPULAÇÃO APRESENTA OUTRAS DIFICULDADES

Além da falta de infraestrutura de saúde, a população de Chicuatho enfrenta outros desafios, incluindo a falta de energia elétrica e a necessidade de uma ponte segura sobre o rio Muchimazi. A preocupação foi também levantada pelos professores que lecionam na escola daquela comunidade, que dizem enfrentar dificuldades de trânsito quando o rio enche.

Por seu turno, administrador, disse ter anotado as preocupações e garantiu que paulatinamente o governo vai resolver os problemas da população. (Jaime Paculeque)

Post a Comment

0 Comments