Desde o início do mês de Janeiro até o presente momento, os pescadores das zonas de Sangaji-Angoche e Quinga-Liupo na provincia de Nampula, tiveram muito sucesso em suas actividades diárias.
Durante esses dois meses, os comerciantes não tiveram tempo de ficar em casa com a família, pois estiveram movimentando o pescado de um lado para o outro, já que as praias dessas zonas abastecem amplamente a cidade de Nampula e outros pontos da província.
No entanto, a partir da tarde do dia 22/02/2025, a temperatura mudou e o mau tempo tomou conta da praia e do mar, impedindo os pescadores de saírem para o mar.
A pesca é uma actividade que não permite esse tipo de clima, e, sendo uma zona em que a maioria da população depende da pesca, desde ontem, tudo está parado.
Neste momento, as autoridades marítimas estão no terreno, controlando as faixas costeiras para garantir a segurança dos materiais dos pescadores e daqueles que tentam sair ao mar sem a devida autorização das autoridades competentes da região.
O pescador é alguém que não consegue ficar
muito tempo longe de seu posto de trabalho, e, mesmo com o mau tempo, já estão
presentes, organizando suas redes e embarcações, embora não tenham se
aventurado no mar devido ao receio das autoridades marítimas presentes nos
locais. (PB)

0 Comments