Os munícipes da Vila de Chiúre estão preocupados com a frequente ocorrência de cortes de cabos elétricos nos postes que abastecem as residências dos clientes.
Segundo fontes locais, este fenómeno tem-se registado em vários bairros da vila, deixando muitas famílias sem energia elétrica nas suas casas.
“Ficamos sem entender quando, ao amanhecer, descobrimos que os cabos elétricos desapareceram. Depois aparecem algumas pessoas, que aparentemente conhecem assuntos de eletricidade, dizendo que podem resolver o problema mediante pagamento”, relatou Júlia Constantino, residente no bairro de Muajaja.
Júlia Constantino explicou que percebeu a falta de energia por volta das 5 horas da manhã, quando tentou acender uma lâmpada e verificou que não funcionava. Inicialmente, suspeitou de uma falha no sistema Credelec, mas acabou por constatar, através de uma vizinha, que o cabo elétrico que alimentava a residência tinha sido removido. Pouco tempo depois, apareceu um indivíduo que prometia repor a ligação, desde que os lesados disponibilizassem uma determinada quantia em dinheiro.
Os residentes afirmam ainda que, quando tentam denunciar o caso à EDM, são frequentemente abordados por alguns jovens que lhes pedem dinheiro, alegando que poderão resolver o problema relacionado com os cabos elétricos.
Noutra versão recolhida pelo MozaNorte, alguns moradores suspeitam que os autores destes atos possam estar ligados a uma equipa eventual que trabalhou diretamente com a EDM após a passagem do ciclone Chido. Segundo os entrevistados, estes trabalhadores não teriam beneficiado de determinados subsídios e estariam a reivindicar dessa forma, dirigindo-se às residências para obter vantagens financeiras, em vez de resolverem a situação junto da empresa.
Perante esta situação, os populares apelam às autoridades competentes e à Empresa de Electricidade de Moçambique (EDM) para que investiguem o caso e tomem medidas urgentes para travar estes atos que têm afetado vários bairros da Vila de Chiúre. (Abel Buruhane)

0 Comments