Mecanhelas: População queixa-se de cobranças ilícitas por elementos da fronteira de Entre-Lagos no valor de 1000 kwachas

População da localidade de Entre-lagos, posto administrativo de Insaca no Distrito de Mecanhelas no Niassa, Norte de Moçambique denuncia situações de cobranças ilícitas, na fronteira de Entre-Lagos, protagonizadas por agentes da fronteira. Do Entre-Lagos, , encontra-se a a região malawiana, Nayuchi.

A vizinhança, proporciona a constante movimentação da população dum lado para o outro, sendo a procura de serviços de saúde, moageira, mercado principais motivos da mobilidade. Entretanto, por lado de Moçambique, cidadãos queixam-se de cobranças para atravessar a barreira. 

A denúncia foi apresentada ao administrador do Distrito de Mecanhelas José Abibo Yassine, num encontro que manteve com a população na comunidade de Chiposse, na localidade de Entre-lagos.

Segundo a população, 1000 Kwacha, moeda malauiana é o valor cobrado pelos agentes da fronteira a cada passagem, significando 2000Kwachas sair e entrar, independentemente de assunto que leva a travessia.

Entretanto administrador, disse ter acolhido a preocupação, tendo garantido escalar ao local para apurar a veracidade do caso.

A visita do administrador a localidade de Entre-lagos, enquadrava-se no âmbito do lançamento da campanha de vacinação contra a pólio cuja cerimónia distrital teve lugar naquela parcela de Mecanhelas. Jaime Paculeque

Post a Comment

0 Comments