Ataques terroristas em Chiure deixam famílias sem casas e sem alimentos
Após os ataques ocorridos no distrito de Chiure, na província de Cabo Delgado, multiplicaram-se os problemas para a população local. O mais recente ataque aconteceu no dia 9 de outubro de 2025, na aldeia de Napala. Os habitantes lamentam profundamente a situação, pois muitas famílias ficaram sem casas e sem comida.
Os insurgentes deixaram a população de Napala em grande tristeza depois de incendiarem diversas residências. Quatro pessoas perderam a vida, algumas delas queimadas dentro das próprias casas. Além das vidas humanas, muitos bens foram destruídos durante o ataque terrorista.
Em consequência de tudo isso, Napala permanece em luto. A aldeia perdeu documentos, materiais escolares das crianças e grande parte do seu património. Calcula-se que mais de 2.000 casas foram queimadas e mais de 3.000 famílias estejam desabrigadas, enfrentando fome e inúmeras dificuldades.
Além da falta de alimentação e abrigo, há também escassez de materiais de construção para as famílias que perderam as suas casas. Durante a visita do secretário de Estado da província, a população apresentou as suas preocupações e dificuldades. O governante manifestou solidariedade e garantiu que, juntos, irão procurar soluções.
Na aldeia de Napala, restam menos de 15 casas que não foram atingidas pelo fogo. As demais foram completamente destruídas, segundo relataram os moradores à imprensa durante a visita recente do secretário de Estado da província. (BP)

0 Comments