Populações fogem após ataques em Nacuto distrito de Memba

 


A instabilidade provocada por grupos armados continua a afectar o norte de Moçambique, com novos relatos de ataques terroristas nos arredores das localidades de Nacuto e Chipene, no distrito de Memba, província de Nampula.

Segundo fontes locais, grupos insurgentes incendiaram casas da população em Nacuto, forçando muitas famílias a fugir das suas comunidades “Eles estavam em Nacuto e incendiaram casas da população. Parte da população refugiou-se aqui em Mazua",  disse um residente que preferiu não ser identificado por motivos de segurança.

Há também registo de deslocados provenientes de Chipene, com alguns a dirigirem-se ao posto administrativo de Alua e outros a procurarem refúgio em Mazua-sede. Apesar disso, há relatos de que parte da população já começou a regressar a Chipene, após a chegada de forças de defesa e segurança moçambicanas.

“Aqui em Mazua, vimos fraca participação nas escolas, mas tudo indica que a situação poderá melhorar, porque já temos forças no terreno”, acrescentou a mesma fonte.

Ainda não há informações confirmadas sobre a situação em Cucuni nem no posto administrativo de Lúrio, e o ambiente continua tenso. Em algumas zonas, as aulas continuam de forma parcial, enquanto noutras foram interrompidas por medo de novos ataques.

As autoridades locais ainda não se pronunciaram oficialmente sobre os últimos desenvolvimentos. Entretanto, espera-se que a presença das forças governamentais traga estabilidade e confiança às populações afetadas. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments