Quinga é um posto administrativo do distrito de Liupo, na província de Nampula. Este foi um dos locais afetados pelo ciclone Jude, que destruiu várias casas. Após o desastre, as autoridades competentes fizeram o registo dos bens perdidos entre eles, casas e barcos já que o posto está localizado numa zona costeira.
Depois de um longo período sem qualquer reação por parte do governo distrital ou provincial em relação ao levantamento feito, a população de Quinga perdeu a esperança de receber qualquer tipo de apoio relacionado com o ciclone Jude.
Quase dois anos depois, no dia 14 de outubro de 2025, chegaram ao posto administrativo de Quinga dois camiões carregados com produtos alimentares, destinados às pessoas que haviam sido registadas na altura do desastre. Os camiões chegaram por volta das 7 horas da manhã.
Segundo fontes no local, a distribuição não foi bem organizada. Muitas pessoas que estavam na lista de beneficiários não foram chamadas nem receberam os produtos tudo aconteceu de forma desordenada. Ainda assim, a distribuição continuou, dando prioridade a idosos, pessoas doentes e mães com bebés.
Houve bastante agitação antes do início da entrega, o que levou à intervenção da polícia para manter a ordem até ao final do processo. Algumas pessoas envolvidas na distribuição desviaram produtos, alegando que seriam destinados à polícia destacada para proteger o local.(BP)

0 Comments