Há roubo nas residências das famílias deslocadas de Memba

Há quem se aproveitar da situação para tirar vantagens pessoas e infernizar a população que neste momento vive momentos difíceis.

A situação no distrito de Memba, província de Nampula, deixou a população dispersa devido aos ataques ocorridos em algumas aldeias do distrito, como Xirisa, Chipene, alguns bairros da localidade de Simuco e várias aldeias do posto administrativo de Mazua (Nhagé–Micula).

Perante um cenário de terror, a população não resistiu e deslocou-se para locais considerados mais seguros, tanto dentro da província quanto fora dela, como Nacala Porto, Monapo, Erati, Cidade de Nampula, e alguns até para a província vizinha do Niassa.

Com a saída dessas famílias das suas residências, têm ocorrido muitos roubos nas suas casas. Muitos deslocados, quando regressam apenas para buscar comida, não encontram nada e acabam por voltar de mãos vazias.

Dizem que poderá haver muita fome no distrito de Memba devido aos roubos que estão a ocorrer nestes dias de ausência da população. Suspeita-se que algumas pessoas que não conseguiram deslocar-se para outros locais possam estar envolvidas nesses furtos.

Alguns deslocados, mesmo estando nos centros de acolhimento ou alojados em casa de familiares, regressam às suas aldeias e voltam com vários produtos chegando até a comercializá-los. Entre esses produtos estão mandioca seca, milho, carvão e outros. Em alguns mercados da cidade, é possível encontrar deslocados para vender esses produtos secos. (BP)

Post a Comment

0 Comments