A Escola Básica do Bairro do Alto-Gingone, no município da cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, enfrenta há vários anos a falta de carteiras, situação que tem obrigado os alunos a assistirem às aulas sentados no chão.
Segundo o diretor da instituição, Zeca Elias, a carência de mobiliário escolar é do conhecimento do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, bem como da Direção Provincial da Educação. No entanto, apesar das várias denúncias, a escola ainda não beneficiou de carteiras.
“É do conhecimento das autoridades que os alunos se sentam no chão, mas até agora não recebemos nenhuma melhoria”, afirmou Zeca Elias.
O diretor acrescentou que, devido à falta de condições, os exames deste período estão a ser realizados no Instituto de Formação de Professores Alberto Joaquim Chipande, para que os alunos possam usufruir de carteiras durante as provas.
Zeca Elias alerta ainda que esta realidade não é exclusiva da Escola do Alto-Gingone, mas comum a muitas outras instituições de ensino da região. Considera também arriscado o deslocamento dos alunos para outras escolas, devido a possíveis acidentes e outros perigos.
A comunidade escolar espera que as autoridades intervenham com urgência para garantir melhores condições de ensino e aprendizagem. (Abel Buruhane)

0 Comments