Foto de ilustração
A partir do mês de novembro até este mês de dezembro de 2025, no distrito de Liupo, principalmente no posto administrativo de Quinga, na província de Nampula, muitas pessoas têm perdido o sono devido ao barulho e aos sustos provocados pelos foguetes que os jovens de Quinga não param de lançar.
Segundo os mais velhos da aldeia de Quinga, esta é uma situação que as autoridades locais, juntamente com a Polícia da República de Moçambique, devem ajudar a minimizar, pois os jovens começam a lançar os foguetes muito cedo, mesmo antes de se aproximar a data apropriada para tal.
Por exemplo, no dia 30 de novembro de 2025, algumas pessoas quase dormiram na mata porque um grupo de jovens, por volta das 21 horas, dirigiu-se a uma casa onde havia pessoas conversando no quintal. De repente, eles lançaram foguetes, provocando pânico e fazendo com que as pessoas fugissem para outra zona, pensando tratar-se de armas, devido ao som demasiado forte.
Diz-se que, mesmo para as autoridades competentes daquele posto administrativo, será difícil controlar a situação, pois não se trata de uma ou duas pessoas, mas sim de grupos de jovens. O pior é que eles lançam os foguetes durante a noite e até de madrugada, ficando calmos apenas durante o dia. (BP)

0 Comments