Maternidade de Quinga destruída pelos manifestantes voltou a funcionar depois da reabilitação

 

O administrador de Liúpo, provincia de Nampula, fez entrega da unidade de atendimento às mulheres grávidas e crianças à população nesta quinta-feira (4).

Após a destruição do hospital do posto administrativo de Quinga por manifestantes violentos, que deixou a localidade bastante afetada, a maternidade não tinha condições de funcionamento. 

Mesmo depois de o posto ter sido recuperado das mãos dos manifestantes, que o ocuparam durante dois meses, alguns blocos voltaram a funcionar, porém a maternidade permanecia encerrada devido aos danos sofridos.

As mulheres enfrentaram dificuldades durante quase um ano sem o funcionamento da maternidade local. 

A cerimónia de entrega da unidade reabilitada foi dirigida pelo administrador do distrito de Liupo, por volta das 09 horas, nas instalações do hospital do posto administrativo de Quinga. Durante a entrega, o administrador aproveitou para sensibilizar as mães presentes sobre a importância do bom uso da maternidade.

O dirigente apresentou também uma viatura que chegou há cinco dias, proveniente da Ilha de Moçambique, enviada pelas autoridades marítimas (INAMAR). 

Trata-se de um veículo pertencente ao distrito, destinado especialmente ao posto administrativo de Quinga, considerando que o INAMAR atua na zona costeira. A população agradeceu o gesto do governo distrital e do Instituto Nacional da Marinha (INAMAR) pela disponibilização do veículo.

Após a reabilitação da maternidade de Quinga, foi igualmente instalada uma canalização de água, garantindo que as mães não enfrentem dificuldades para aceder ao líquido precioso. A melhoria beneficiará também toda a comunidade e os profissionais de saúde que trabalham no local. 

O governante aproveitou ainda para repudiar o comportamento dos jovens envolvidos na destruição e pediu que tais atos não voltem a acontecer.

A partir de 4 de dezembro de 2025, as mães do posto administrativo de Quinga voltam a utilizar a maternidade, entregue na manhã desta quinta-feira. O administrador esteve acompanhado pelo diretor distrital de Saúde e por outros dirigentes de instituições distritais. (BP)

Post a Comment

0 Comments