Memba: uns regressam outros ainda fogem mesmo perante discurso animador

 


A província de Nampula, devido aos ataques terroristas nos distritos de Memba e Erati, particularmente nas aldeias de Siriza, Chipene, Nhagé-Micula e Odinepa, registou um elevado número de deslocados. Até agora, as autoridades locais e as Forças de Defesa e Segurança, apesar de estarem no terreno, não conseguiram travar as saídas.

Com estes deslocamentos, cada pessoa procurou o local onde considerava mais seguro ou onde tinha familiares. Algumas pessoas saíram simplesmente porque a situação se tornou insustentável. Muitos deslocaram-se para o posto administrativo de Alua, no distrito de Erati, para Nacala Porto e para a cidade de Nampula.

Nos últimos dias, continua a haver movimentação de deslocados de um lado para o outro: algumas pessoas já estão a regressar às suas aldeias, outras continuam a sair e outras ainda deslocam-se apenas para levar comida aos familiares no local de refúgio, pois ainda não há confiança plena na segurança no distrito.

Por exemplo, pelas 16:00 horas do dia 01/12/2025, na travessia de Fernão Veloso, registou-se movimento de embarque de deslocados que regressavam às suas zonas de origem. A equipa de serviço da Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial realizou uma palestra com os mesmos, abordando a seguinte agenda:

Vigilância a todos aqueles que lhes sejam estranhos;

Sensibilização aos tripulantes para que respeitem a lotação recomendada e não se limitem aos valores que lhes são pagos, de modo a evitar casos de naufrágio;

Maior colaboração com as autoridades locais;

Apelo aos tripulantes para se manterem vigilantes em relação a todo o tipo de passageiros transportados.

Algumas pessoas disseram que não estão a regressar porque a situação esteja totalmente estável, mas porque as suas condições económicas não lhes permitem viver durante muito tempo na cidade, onde tudo precisa de ser comprado. Ainda assim, não sabem como será a vida nas suas zonas de origem depois de tudo o que aconteceu no mês de Novembro. (BP)

Post a Comment

0 Comments