O Governo do distrito de Quissanga destacou um grupo da população local para a reparação manual de estradas, tendo como recompensa produtos alimentares disponibilizados por Organizações Não Governamentais (ONGs).
Está em curso a reabilitação do troço rodoviário que liga a aldeia 19 de Outubro/Chipalala, passando por Manicani e Upuntho, em direção ao Posto Administrativo de Bilibiza.
“Estamos a reabilitar a estrada em troca de produtos alimentares. Quando questionámos sobre valores monetários, disseram-nos que o distrito não dispõe de fundos e que o melhor seria trabalhar para depois receber os produtos alimentares”, disse uma fonte ouvida pela nossa reportagem.
Entretanto, funcionários do Governo distrital negaram que a população tenha sido obrigada a realizar trabalhos de manutenção das estradas nos pontos críticos, nomeadamente no tapamento de buracos.
Segundo os mesmos, antes de as ONGs procederem ao envio de camiões com assistência alimentar para o distrito, é feita uma avaliação prévia das vias de acesso, em coordenação com os seus técnicos e o Governo distrital. Acrescentaram que, devido à época chuvosa, as estradas apresentam sinais de degradação que podem dificultar a circulação dos camiões.
As fontes explicaram ainda que, perante estas condições, as ONGs reuniram-se com o Governo distrital e as lideranças locais, informando que a assistência alimentar poderia atrasar, uma vez que o parceiro não dispõe de fundos para a manutenção das vias e teria de aguardar o escoamento das águas.
De acordo com os funcionários, as lideranças comunitárias manifestaram preocupação com a possível interrupção da assistência e comprometeram-se a dialogar com as populações para encontrar uma solução. Após reuniões com a comunidade, foi decidido, por unanimidade, avançar com os trabalhos de manutenção das estradas. (Abel Buruhane)

0 Comments