Mais de 700 alunos de Naminawe recebem material escolar



Na quarta-feira, 14 de janeiro do ano em curso, 714 alunos com idades compreendidas entre 6 e 12 anos, vítimas do terrorismo na província de Cabo Delgado, no distrito de Metuge, Posto Administrativo de Mieze, aldeia de Naminawe, receberam diversos materiais escolares destinados da 1.ª à 3.ª classe.

Segundo Casimiro Nyusi, o material escolar ora entregue resulta da receita do concerto solidário “Noite de Esperança”, realizado no ano passado no Centro Cultural Moçambique-China, na cidade de Maputo.

“O apoio é constituído por diversos tipos de material escolar, entregues especificamente às vítimas do terrorismo reassentadas na Escola Básica de Naminawe, neste distrito da província de Cabo Delgado”, afirmou Casimiro Nyusi.

Casimiro Nyusi acrescentou ainda que a angariação dos donativos foi possível graças à adesão do público ao concerto solidário, bem como ao envolvimento de vários artistas que abraçaram a causa.

Por seu turno, Betuelo Lhaule, Chefe da Localidade de Mieze, disse que quem tem um pouco deve repartir com o outro, manifestando gratidão pelo gesto, que irá ajudar as crianças da Escola de Naminawe.

Na ocasião, Lhaule apelou aos encarregados de educação para orientarem as suas crianças no bom caminho para o desenvolvimento do país, sublinhando que a educação é o caminho para a vida, pois quem não vier a ser enfermeiro poderá ser comerciante.

A Escola Básica de Naminawe conta com 1.252 alunos, dos quais 602 são do sexo feminino, e dispõe de 14 funcionários, sendo 12 afetos às salas de aula e 2 à secretaria.

A aldeia de Naminawe enfrenta grandes dificuldades, como estradas precárias, falta de furos de água, entre outras. (Abel Buruhane)

Post a Comment

0 Comments