Jovens de Pemba reclamam de vida difícil e falta de oportunidades


Por: Sifa Artur em Pemba

Considerável parte da juventude da cidade de Pemba, em Cabo Delgado, enfrenta dias cada vez mais difíceis, sobretudo aqueles jovens que trabalharam para algumas organizações não governamentais no âmbito da assistência à esta província.

Sucede que desde o encerramento de várias organizações não-governamentais (ONGs) que operavam na região, muitos jovens que trabalhavam ficaram desempregados.

"Muitos retornaram dos distritos e, actualmente, passam os dias a vaguear pela cidade, sem ocupação nem perspectivas", observa um citadino de Pemba.

Segundo outro residente, a crise agrava-se alegadamente com o atraso no pagamento de salários em diversos sectores, levando os jovens a contraírem dívidas para sobreviver.

"A falta de emprego, que já se fazia sentir, tornou-se ainda mais severa e ameaça a estabilidade social na cidade", remata outro munícipe.

Com a juventude cada vez mais desamparada, cresce o receio de um aumento da criminalidade urbana, aponta a mesma fonte.

"Se nada for feito, a cidade corre o risco de registar um crescimento da bandidagem, causada pelo elevado número de jovens sem trabalho", alertam alguns moradores.

Mesmo os que decidiram empreender enfrentam obstáculos. O comércio local está lento, e a escassez de clientes dificulta a sobrevivência de pequenos negócios. Para muitos, manter uma iniciativa privada tornou-se um desafio quase insustentável.

Além disso, os jovens denunciam a falta de políticas públicas eficazes para a juventude em Pemba, que já é conhecida por muitos como a “província esquecida”.

Nos últimos dez anos, afirmam, o cenário de desemprego, abandono e falta de investimento agravou-se, tornando o futuro cada vez mais incerto para as novas gerações.

Post a Comment

0 Comments