Vandalismo, saques e tensão tomam conta de Iuluti após revolta de garimpeiros

 

Por: Mozanorte

O posto administrativo de Iuluti, no distrito de Mogovolas, província de Nampula, foi palco de cenas de violência e destruição nesta segunda-feira, 19 de Maio de 2025, após um protesto violento protagonizado por garimpeiros ilegais.

A revolta, que rapidamente se transformou em actos de vandalismo, saques e incêndios, atingindo lojas, barracas e residências privadas com foco principal em estabelecimentos pertencentes a comerciantes estrangeiros.

Segundo testemunhas, os confrontos começaram após a decisão do presidente da Associação Mineira local proibir a extracção de minerais numa área de exploração próxima à sede da associação, situada a cerca de 9 km da vila de Iuluti. A medida foi vista pelos garimpeiros como um golpe aos seus meios de subsistência.

Como forma de protesto, os garimpeiros dirigiram-se às residências de compradores de minerais, muitos deles estrangeiros, onde iniciaram saques e vandalismo em larga escala. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram lojas destruídas, fachadas queimadas e mercadorias espalhadas pelas ruas. Em alguns casos, restaram apenas cinzas.

O administrador de Mogovolas Emanuel Impissa, disse a imprensa que a área em causa foi concedida legalmente a um cidadão por isso foi necessário o destacamento das forcas de defesa e segurança.

Enquanto isso, a comunidade reclama falta de quase tudo “Não conseguimos comprar nada. Todas as lojas foram vandalizadas. Até alimentos básicos ficaram inacessíveis”, disse um morador.

Post a Comment

0 Comments