Por: Mozanorte
O posto administrativo de Iuluti, no
distrito de Mogovolas, província de Nampula, foi palco de cenas
de violência e destruição nesta segunda-feira, 19 de Maio de 2025, após um
protesto violento protagonizado por garimpeiros ilegais.
A revolta, que
rapidamente se transformou em actos de vandalismo, saques e incêndios, atingindo lojas, barracas
e residências privadas com foco principal em estabelecimentos pertencentes a comerciantes estrangeiros.
Segundo testemunhas, os confrontos começaram após a
decisão do presidente da Associação Mineira local proibir a extracção de
minerais numa área de exploração próxima à sede da associação, situada a cerca
de 9 km da vila de Iuluti. A medida foi vista pelos garimpeiros como um golpe
aos seus meios de subsistência.
Como forma de protesto, os garimpeiros dirigiram-se às residências de compradores de
minerais, muitos deles estrangeiros, onde iniciaram saques e
vandalismo em larga escala. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram lojas destruídas, fachadas queimadas e mercadorias
espalhadas pelas
ruas. Em alguns casos, restaram apenas cinzas.
O administrador de
Mogovolas Emanuel Impissa, disse a imprensa que a área em causa foi concedida legalmente
a um cidadão por isso foi necessário o destacamento das forcas de defesa e segurança.
Enquanto isso, a comunidade reclama falta de quase tudo “Não
conseguimos comprar nada. Todas as lojas foram vandalizadas. Até alimentos
básicos ficaram inacessíveis”, disse um morador.

0 Comments