As Forças de Defesa e Segurança (FDS) que operam no Teatro Operacional Norte (TON), em um vários distritos da província de Cabo Delgado, alegadamente enfrentam problemas de desentendimento e falta de coordenação, disseram fontes.
Há relatos de confusões e rivalidades entre os diferentes ramos das forças moçambicanas presentes nesses locais, acrescentaram apontando que isso pode comprometer os esforços de luta contra o terrorismo.
Segundo os explicaram, os desentendimentos mais frequentes ocorrem entre militares e membros das diversas especialidades da Polícia da República de Moçambique (PRM), principalmente durante o período de pagamento de salários. Raramente passa um mês sem que haja algum tipo de conflito relacionado a essa questão.
Ao Mozanorte, as fontes confirmaram a existência desses problemas em zonas como Macomia, Mocímboa da Praia, Muidumbe, Mueda, Palma, Nangade, entre outras onde as FDS estão posicionadas. Em dias de pagamento, é comum ver militares e polícias em barracas a consumir bebidas alcoólicas do que as fontes classificam como demasiado consumo.
"É a partir daí que surgem muitos dos conflitos, muitas vezes motivados por consumo excessivo de álcool e disputas relacionadas a mulheres. Na semana passada, por exemplo, ocorreu uma situação lamentável em Palma, onde militares agrediram um agente da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), deixando-o com ferimentos graves que resultaram em sua hospitalização".
"Situações como estas minam o respeito da população pelas FDS, pois demonstram falta de disciplina e união entre os próprios membros. No entanto, é importante frisar que essas atitudes partem apenas de alguns elementos, e não representam o comportamento da maioria", observou outra fonte.
As direcções das forças envolvidas têm repudiado publicamente esse tipo de conduta. Embora o assunto seja abordado regularmente nas formaturas e encontros, ainda há membros que insistem nesse comportamento.
"Infelizmente, o envolvimento excessivo com álcool e relacionamentos
amorosos nos bairros onde estão destacados tem enfraquecido as FDS. Muitos
militares e polícias já formaram famílias temporárias em quase todos os
distritos onde atuam, o que facilita ao inimigo o acesso a informações
sensíveis através dos locais frequentados por esses elementos", lamentou a
fonte.( Mozanorte)
0 Comments