Sexta-feira de tiroteios na Ilha Quirambo

 

 

Na sexta-feira, 4 de julho, a Ilha Quirambo, localizada no distrito de Ibo, província de Cabo Delgado, foi palco de um cenário de grande tensão e violência. Um grupo de jovens iniciou uma onda de vandalismo, atacando pequenos estabelecimentos comerciais, salas de aula, a residência do secretário da aldeia, entre outros locais.

A acção inesperada gerou pânico entre os moradores, forçando as autoridades locais a solicitar apoio das forças militares do distrito de Ibo. Com a chegada dos militares, registou-se um intenso tiroteio, descrito por residentes como excessivo, ao ponto de muitos o compararem a uma situação de guerra.

O clima de insegurança levou grande parte da população a fugir para o mato em busca de refúgio. Toda a atividade na ilha ficou paralisada.

Como resultado da intervenção, alguns dos jovens envolvidos foram capturados e levados para o distrito de Ibo, enquanto outros continuam foragidos. Segundo fontes locais, foi emitido um apelo para que os pais entreguem voluntariamente os seus filhos às autoridades, caso estejam entre os envolvidos.

Uma moradora relatou ao Mozanorte que a origem do comportamento violento pode estar ligada a uma recente onda de desmaios misteriosos na região. Ela sugeriu que os jovens possam ter sido "endemoniados", uma explicação comum entre os habitantes, dado o comportamento repentino e incompreensível dos envolvidos. Mozanorte

 

Post a Comment

0 Comments