Mercado da vila de Macomia
Um incidente alarmante ocorreu na madrugada de quinta-feira, 24, na localidade de Nguida, vila sede do distrito de Macomia, em Cabo Delgado quando um grupo de mulheres saiu para procurar tubérculos nas zonas baixas da aldeia e acabou surpreendido por um elefante selvagem.
Segundo relatos de testemunhas, durante a caminhada, as mulheres notaram pegadas frescas de elefante, mas não deram muita atenção e seguiram em direcção à mata. Já no interior da vegetação, sem perceberem a proximidade do animal, iniciaram a busca por alimentos. O elefante, ao sentir o cheiro das mulheres, saiu do seu esconderijo e iniciou uma perseguição.
Uma das mulheres, que estava grávida e carregava uma criança ao colo, ao perceber que estava sendo alvo do elefante, tomou a difícil decisão de deixar a criança e fugir, na tentativa de salvar-se. O animal passou pelo local onde se encontrava a criança e apenas a feriu ligeiramente no pé antes de seguir atrás da mulher.
Até o momento, a senhora continua desaparecida, e as buscas estão em curso. Moradores da região expressam preocupação, lembrando que, segundo crenças e observações locais, elefantes tendem a agir de forma mais agressiva em presença de mulheres grávidas.
A criança ferida foi resgatada por populares e está sob cuidados e sem risco de vida.
As autoridades locais
apelam à população para evitar deslocamentos não acompanhados em zonas de
floresta, especialmente durante a madrugada, devido ao risco de encontros com
animais selvagens. A população também está sendo mobilizada para apoiar nas
buscas pela mulher desaparecida. (Libério Dinis)
0 Comments