A autarquia da Vila de Mueda em Cabo Delgado, arrecadou, entre os meses de março e maio deste ano, um total de 3.520.458 meticais e 41 centavos em receitas próprias, o que representa apenas 53,47% dos 6.584.007 meticais previstos para o período, revelando uma fraca contribuição por parte dos munícipes.
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho Municipal, Manuel Pita, durante a Segunda Sessão Ordinária da Assembleia Municipal, realizada recentemente.
O dirigente apontou que, apesar dos esforços da edilidade, a baixa taxa de cobrança compromete o alcance de metas financeiras traçadas para o trimestre.
Outro factor que influenciou negativamente a execução das actividades foi a falta de desembolso do Fundo de Compensação Autárquica no mesmo período, dificultando ainda mais a implementação de projectos municipais.
A sessão visou também apresentar o relatório de actividades dos meses de março, abril e maio de 2025, discutir a matriz de recomendações da Primeira Sessão Ordinária e analisar o documento do ordenamento territorial. Este último define a actual organização do município, que conta com 19 bairros e cinco postos administrativos.
Durante a reunião, também foi revisto o Plano Orçamental Autárquico (POA) para o ano de 2025, numa tentativa de ajustar as prioridades face aos constrangimentos financeiros vividos pela autarquia.
Segundo relatos, os residentes da vila de Mueda, não se sentem bem representados e alegam que o desempenho do município tem sido uma vergonha, por isso não pode contribuir para o não cumprimento das promessas. Mozanorte
0 Comments