O Administrador do Distrito de Ancuabe, em Cabo Delgado, realizou nesta sexta-feira (12.09), um comício na comunidade de Nipataco, Posto Administrativo de Metoro, onde alertou os residentes para se manterem vigilantes face a falsas promessas de indivíduos mal-intencionados.
“Tenhamos atenção com os que são considerados boss. Hoje podem aparecer doando dinheiro, mas no final iremos pagar pegando em armas para matar a nossa própria família”, advertiu o dirigente.
No encontro, a população apresentou várias preocupações, entre as quais a falta de fontes de abastecimento de água potável, a inexistência de energia eléctrica da rede nacional, a necessidade de apoio alimentar básico, a escassez de salas de aulas e a insuficiência de medicamentos nos serviços de saúde.
Em resposta, o Director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social, Sérgio Cuambe, assegurou que o sector já recebeu recentemente medicamentos e que parte desses insumos será enviada para Nipataco, com o objectivo de reforçar a assistência sanitária local.
Por sua vez, Belmiro Casimiro anunciou que, em breve, será construída uma fonte de água para a comunidade de Nipataco e para outras 19 aldeias do distrito.
Ainda durante o comício, o Administrador incentivou os jovens a apresentarem projectos empreendedores para concorrer ao Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL) e apelou à observância das medidas de prevenção contra a doença Mpox.
Na recta final da intervenção, repudiou a prática das uniões prematuras, defendendo o direito das crianças à educação. “Pais, deixemos as crianças frequentarem a escola. Não as obriguemos a se unir, pois estaremos a matar o seu futuro”, concluiu. (GIGVD)
0 Comments