A circulação de insurgentes nas margens do rio Megaruma, nas proximidades da comunidade de Namacunti, está a provocar uma nova vaga de deslocamento da população do Posto Administrativo de Chiúre Velho, no distrito de Chiúre, zona sul da província de Cabo Delgado.
Segundo fontes locais, a presença do grupo armado foi notada na manhã de ontem, 20 de setembro, após os tumultos ocorridos em Nnona, no Posto Administrativo de Metoro, distrito de Ancuabe, que resultaram em três feridos graves. As vítimas encontram-se actualmente no Centro de Saúde de Metoro a receber tratamento médico.
Namacunti é uma zona de produção agrícola pertencente à aldeia de Nantavo, situada nas imediações do rio Megaruma. Apesar de não se registarem mortes no local, o episódio provocou o deslocamento de várias famílias das aldeias vizinhas, incluindo do próprio Posto Sede de Chiúre Velho.
Neste momento, a vila municipal de Chiúre está a acolher um número crescente de famílias provenientes das aldeias próximas ao rio Megaruma, numa nova onda de deslocações forçadas motivadas pelo medo de novos ataques. (Celestino Carlos)
0 Comments