Insurgentes criam pânico em aldeias do distrito de Ancuabe

 

Grupos de insurgentes voltaram a semear desde quinta-feira a sábado pânico nas comunidades de Nnona, Ncole e Ngura, localizadas no distrito de Ancuabe, sul da província de Cabo Delgado.

Segundo fontes locais, os ataques ocorreram recentemente e causaram grande instabilidade entre os residentes.

Os insurgentes, armados, invadiram as aldeias recolhendo galinhas e outros bens dos moradores. Na aldeia de Nnona, o grupo chegou a incendiar algumas casas. Apesar da violência não há registo de vítimas mortais nem de sequestros.

A presença do grupo armado na região Oeste do distrito provocou uma onda de medo entre os habitantes, particularmente na sede distrital de Ancuabe, onde muitos residentes optaram por abandonar temporariamente as suas casas e refugiar-se no mato durante a noite, receando possíveis represálias.

Algumas famílias também se refugiaram em Marrocane, na localidade de Nanjua.

As autoridades ainda não emitiram um comunicado oficial sobre os ataques, mas os residentes continuam a apelar por maior segurança e reforço da presença das forças de defesa e segurança na região.

Este novo episódio volta reacender preocupações quanto à persistência da insegurança em algumas zonas de Cabo Delgado, numa altura em que o governo tenta reforçar o processo de estabilização e retorno das populações deslocadas.

No entanto, as fontes exigem mais e mais entrega das forças de defesa e segurança para pôr fim os ataques terroristas em Cabo Delgado. (Celestino Carlos)

Post a Comment

0 Comments