FDEL alocado ao município de Chiúre é bastante irrisório, afirma fiscalizador local

O Presidente da Assembleia Municipal da Vila de Chiúre, Xavier Uatosa, afirmou que o valor do FDEL constitui uma provação para os seus negócios.

De acordo com Xavier Uatosa, o Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL) não é suficiente.

"Ao todo, são 6.436.183,17 MZN para o distrito de Chiúre, e para a Vila foram alocados 2.579.846,99 MZN, que irão servir os munícipes", disse Uatosa.

Avançou ainda que a Vila conta com 16 bairros, com mais de 70 mil habitantes em idade eleitoral.

"Vamos receber projectos de associações e de singulares, sendo que 60% do valor será destinado à população jovem de ambos os sexos e 40% poderá beneficiar as mulheres", acrescentou.

Uatosa explicou que é na Vila-sede de Chiúre onde se concentra a maior parte das pessoas com experiência em comércio e outras actividades. 

Nos postos administrativos e aldeias, a experiência é reduzida, pois a vida gira em torno da machamba, e o rendimento só melhora durante a época de comercialização, fortificou.

Entretanto, nos seis postos administrativos, o valor do FDEL alocado foi de 3.856.337,18 MZN, um montante que, segundo ele, não irá satisfazer as necessidades da população.

Por seu turno, Soares José, serralheiro da Vila de Chiúre, disse que não vai submeter nenhum projecto porque o valor disponibilizado não é suficiente. Preferiu não se estressar e afirmou que continuará a aguentar-se com o pouco que consegue dia após dia na sua oficina. (Abel Buruhane)

Post a Comment

0 Comments