Um professor da Escola Básica de Nahavara, no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado, conhecido como Muema, cometeu suicídio em sua própria casa na semana passada. O acto trágico foi motivado pela infidelidade de sua esposa.
A situação aconteceu após o professor ter levado a mulher para um centro de formação de professores na província de Nampula. Foi lá que ela se apaixonou por outro homem, o que levou à destruição do casamento.
Acontece que quando a esposa voltou da formação grávida, confessou ao marido que não sentia mais nada por ele e, em seguida, mudou-se para a casa da mãe.
Essa situação, agravada por dívidas no banco e com agiotas que ele havia contraído para custear os estudos da mulher, levou-o a cometer o ato extremo de tirar a própria vida.
Essa tragédia ocorre em setembro, mês da campanha "Setembro Amarelo", dedicado à prevenção do suicídio. A iniciativa busca alertar as pessoas para a importância de procurar ajuda e superar dificuldades, em vez de recorrerem a atos desesperados. (Celestino Carlos)
0 Comments