Devido à instabilidade nos distritos localizados na zona norte da província de Cabo Delgado, a população permanece em constante estado de alerta. Muitas pessoas já estão instaladas em locais considerados seguros. Até mesmo as crianças desses distritos já conhecem a realidade da região: muitas vezes, quando surge uma má notícia, são as primeiras a dirigir-se para os refúgios.
Na noite de ontem, dia 22/09/2025, registou-se uma grande agitação na vila-sede do distrito de Palma, em Cabo Delgado. Algumas famílias chegaram a passar a noite nas matas. O motivo foi um disparo ouvido por volta das 20 horas, o que gerou pânico entre os residentes. Sabendo da situação preocupante no distrito vizinho de Mocímboa da Praia, muitas famílias optaram por procurar abrigo em locais mais seguros.
Segundo as nossas fontes, algumas pessoas que conseguiram transporte durante a noite refugiaram-se nas localidades de Quitunda, Senga e Maganja zonas que os residentes de Palma frequentemente utilizam como refúgio. No entanto, algumas famílias permaneceram nas suas casas, uma vez que, antes do anoitecer, as forças de defesa e segurança haviam informado que realizariam uma operação naquela noite e que ninguém deveria fugir.
A notícia do que realmente aconteceu só chegou a algumas pessoas na manhã seguinte, após o seu regresso das matas. Ainda assim, o clima é de insegurança. Em situações anteriores, episódios semelhantes foram seguidos por acontecimentos mais graves. O Mozanorte continua em prontidão e trará atualizações aos seus leitores assim que surgirem novas informações. (BP)
0 Comments