Mocimboa da Praia está ficando vazio

 

A vila de Mueda no norte, cidade de Pemba e Montepuez no sul de Cabo Delgado e cidade de Nampula são os locais até aqui escolhidos.

Mocimboa da Praia foi um dos distritos que ficou quase três anos sem população após os ataques terroristas na vila, localizada na província de Cabo Delgado. Depois de ser recuperada, a população começou a regressar, retomar os seus projetos, reconstruir as suas residências e recuperar o que o distrito havia perdido.

Durante algum tempo, a população permaneceu confiante, especialmente com a presença da força ruandesa que se encontra naquela região do país. No entanto, passados três anos, a situação voltou a mudar. Após o ataque ocorrido no dia 7 de setembro de 2025, as pessoas tentaram resistir, aguardando pelos acontecimentos dos dias seguintes. Pouco tempo depois, começaram a circular áudios de residentes de Mocímboa da Praia.

Esses áudios indicavam que novos ataques aconteceriam nos próximos dias. Alguns até mencionavam datas específicas, o que levou muitos a pensarem que se tratava de boatos ou brincadeiras. Contudo, cerca de três semanas depois, novos ataques foram realmente registados. Desta vez, sem misericórdia. Os residentes e naturais de Mocímboa da Praia já se encontram nas paragens à espera de transporte para diferentes zonas da província, e até para fora de Cabo Delgado.

Há relatos de que alguns comerciantes começaram a baixar os preços dos produtos, devido à mudança na situação da segurança local. Após o último ataque, a população sente-se desamparada e questiona a presença da força ruandesa: "Onde estão eles?" Assim, muitos acreditam que a única forma de garantir segurança para suas vidas é abandonar novamente a vila de Mocímboa da Praia.

Uma fonte que falou com a Mozanorte, por telefone, explicou que várias pessoas estão a vender os seus bens para conseguir transporte e abandonar a vila. (BP)

Post a Comment

0 Comments