Murrebué: 1,4 milhão de meticais para salas que o vento pode levar" MEMBROS DA

 


Ou também murmuche pode consumir ou então não poderá levar por muito tempo ou então a população não gostou.

ASSEMBLEIA PROVINCIAL E DA ADBG AGASTADOS COM OBRA EM CONSTRUÇÃO

Está em construção uma obra de duas salas de aula do nível 1TLS na Escola Básica do Posto Administrativo de Murrebué, no distrito de Mecúfi. A obra está orçada em 1.422.945,03 meticais e utiliza, em grande parte, material local.

Segundo o Presidente do Conselho da Escola em Murrebué, a comunidade não foi consultada sobre o projeto. "Apenas vimos a placa com informações da obra e, dias depois, começaram a trazer material para dar início à construção", afirmou.

De acordo com a mesma fonte, o dono da obra é o SDEJT (Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia) de Mecúfi. O projeto é financiado pela União Europeia – Ajuda Humanitária, implementado pela Save The Children, com a execução a cargo da empresa Chelton Construções Lda. A fiscalização está a ser feita pelo SDEJT, em coordenação com o Serviço Distrital de Planificação e Infraestruturas.

A liderança escolar questiona o valor atribuído à obra, alegando que os 1.422.945,03 meticais não correspondem à qualidade e quantidade do que está a ser construído, especialmente porque muitos dos materiais estão a ser adquiridos localmente.

Membros da Assembleia Provincial e da ADBG também criticaram o projecto, referindo que obras deste tipo devem ser precedidas de consultas à comunidade local sobre as reais necessidades.

"A obra que estão a construir não vai durar muito. Sendo feita de bambu, em pouco tempo o muche (cupim) vai tomar conta", afirmaram.

Apesar da escola contar com oito turmas, cada uma com uma média de 75 alunos, muitos deles estudam ao relento. Os representantes criticam a falta de visão e sensibilidade na execução de projetos educativos.

A obra tem um prazo de 90 dias e teve início a 08 de agosto de 2025, com previsão de conclusão a 08 de novembro do mesmo ano. (Abel Buruhane)

Post a Comment

0 Comments