A vila de Angoche, na província de Nampula, foi palco de protestos intensos nesta segunda-feira (27), após dezenas de moradores saírem às ruas para exigir maior transparência na gestão dos fundos provenientes da exploração de areia pesada realizada pela empresa Hayu Mining.
A manifestação, que paralisou parcialmente a vila, foi marcada por bloqueios nas principais vias de acesso e pela criação de barricadas, dificultando a circulação de pessoas e bens. Os manifestantes, empunhando cartazes e entoando cânticos de protesto, reclamam que os benefícios gerados pela exploração dos recursos naturais não estão a chegar às comunidades locais.
Segundo os moradores de Angoche, apesar da presença da empresa há vários anos na região, os investimentos sociais prometidos como escolas, centros de saúde e melhorias nas vias de acesso ainda não se concretizaram. A população acusa ainda as autoridades locais de falta de transparência na gestão dos fundos provenientes das receitas de mineração.
Até ao final do dia, não havia registo de confrontos graves entre manifestantes e a polícia, embora as forças de ordem tenham sido mobilizadas para conter a situação e restabelecer a normalidade. (Mozanorte)

0 Comments