Militares destacados na vila-sede de Balama, no sul da província de Cabo Delgado, para conter a ameaça terrorista que persiste na região desde a semana passada, dispararam várias vezes durante a madrugada desta segunda-feira (6), provocando pânico entre os moradores de um dos bairros locais.
Segundo relatos de um residente, os disparos ocorreram por volta da madrugada e foram feitos por militares visivelmente embriagados. “Eles estavam bêbados. Começaram a disparar e as pessoas entraram em pânico, quase fugiam das suas casas”, contou a fonte.
Após os disparos, os militares dirigiram-se a uma residência no bairro Ntanta/Kiyonga, onde tentaram invadir a casa e levar alguns bens. Dois deles acabaram por sair do local, mas o terceiro, completamente embriagado, permaneceu na residência e acabou por adormecer no interior.
O proprietário da casa acionou a Polícia da República de Moçambique (PRM), mas foi ele próprio quem transportou a arma deixada pelo militar até ao comando distrital. Segundo o morador, os agentes da PRM não se deslocaram ao local para buscar o colega envolvido no incidente.
Este episódio ocorre num momento de crescente desconfiança da população em relação às Forças de Defesa e Segurança (FDS), que são acusadas de inoperância face à ofensiva dos insurgentes. Na semana passada, os terroristas atacaram a localidade de Mpaka, reforçando o clima de medo e insegurança na região. (Mozanorte)

0 Comments