Por volta das 10 horas do dia 14 de outubro de 2025, as autoridades marítimas do distrito de Mogincual na província receberam uma comunicação telefónica do proprietário de uma embarcação de pesca, solicitando socorro. De imediato, foi acionada uma equipa de resposta para o local.
A vítima é o cidadão Ali Abdul Mussa Curucuta, de 21 anos de idade, mergulhador, natural e residente de Mogincual, bairro Mugila. O incidente ocorreu enquanto ele realizava as suas atividades habituais de pesca junto aos seus colegas, de acordo com fontes locais.
Circunstâncias do Caso
De acordo com uma fonte policial, o capitão da embarcação, Zito Saide, de 34 anos, natural da Ilha de Moçambique e residente em Mogincual, ele e a sua equipa estavam a bordo da embarcação denominada Paz, que os transportava para actividades de pesca.
Durante o trabalho, a vítima mergulhou até o fundo do mar para verificar a rede e a presença de peixes, como era de rotina. Minutos depois, por volta das 8 horas, deu sinais de pedido de socorro. Os colegas retiraram-no da água e levaram-no ainda com vida até o centro de pesca de Macupe.
A equipa de socorro, previamente alertada, encaminhou imediatamente a vítima ao centro de saúde de Namige, onde, horas depois, foi declarado o óbito por afogamento. O corpo foi entregue à família para a realização das cerimónias fúnebres. (BP)

0 Comments