Mais de quarenta mil pessoas residentes em diversos distritos da província do Niassa estão em estado de alerta máximo devido à previsão de cheias e inundações para a época chuvosa 2025/2026, segundo previu o Comitê Operativo de Emergência, realizada recentemente em Lichinga.
Assim sendo, a previsão indica os distritos do Lago, Marrupa, Mecanhelas, Cuamba, Mandimba, Nipepe, entre outros, constam da lista das zonas com maior risco de inundações, de acordo com os dados apresentados pelas autoridades locais.
Perante este cenário, o Secretário de Estado na Província do Niassa, Silva Livone, apelou às comunidades que vivem em zonas propensas à inundações para que se retirem destas áreas antes do pico da época chuvosa, como medida preventiva para salvaguardar vidas humanas.
Além do risco às populações, as previsões sazonais indicam que 258 infra-estruturas escolares, o equivalente a 409 salas de aula, poderão ser afetadas pelas cheias. Estima-se que este impacto possa comprometer as atividades letivas de 17.121 alunos e 251 professores em toda a província.
As autoridades reforçam que todos os distritos da província do Niassa devem manter-se em estado de alerta máximo, com planos de contingência atualizados e operacionais, visando uma resposta rápida e coordenada em caso de desastres.
A época chuvosa 2025/2026 deverá atingir o seu pico nos próximos meses, exigindo uma vigilância contínua e ações concretas para garantir a segurança das populações e a proteção das infraestruturas essenciais. (Mozanorte)

0 Comments