O Conselho Municipal da Vila de Mueda enfrenta uma grave crise financeira que já deixou 275 funcionários quase cinco meses sem receber salários, uma situação que tem colocado diversas famílias à beira do colapso.
A denúncia foi tornada pública no dia (20.11.2025), durante um encontro que o Secretário de Estado em Cabo Delgado, Fernando Bemane de Sousa, manteve com trabalhadores de vários sectores no distrito.
A preocupação foi levantada por um funcionário municipal, que afirmou que a situação ultrapassou qualquer limite de tolerância.
Segundo explicou, apesar de os municípios serem autónomos e responsáveis pela geração de receitas que garantem o pagamento dos seus quadros, as receitas arrecadadas em Mueda não conseguem cobrir sequer os salários mensais.
A falta de pagamento tem empurrado muitos funcionários para o endividamento, enquanto outros são obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegar ao local de trabalho, pois não têm condições de pagar transporte ou combustível.
Perante a denúncia, o Secretário de Estado, Fernando Bemane de Sousa, reconheceu a seriedade do problema e admitiu que Mueda não é o único município a enfrentar dificuldades financeiras. (Mozanorte)

0 Comments