A unidade sanitária de referência no Distrito de Muidumbe enfrenta uma grave crise devido à falta de água e de alimentação para os doentes internados, há mais de dois meses.
Segundo informações obtidas, o problema surgiu após a paralisação das actividades pelo fornecedor de água, que suspendeu o serviço por falta de pagamento. A interrupção no abastecimento agravou as condições de higiene e dificultou o funcionamento normal dos serviços hospitalares.
Fontes locais relatam que os pacientes e os profissionais de saúde têm enfrentado grandes dificuldades, uma vez que o défice de água compromete não apenas a limpeza das enfermarias e material médico cirúrgico, mas também a lavagem de lençóis e a administração de cuidados básicos de saúde.
Alegadamente, as autoridades distritais de saúde limitam -se em ameaças e perseguição dos que clamam pela melhoria das condições de trabalho e de saúde, aliás, continuam neutras diante de todas as situações.
A unidade sanitária de referência do distrito de Muidumbe funciona em instalações provisórias e em tendas, uma vez que, a permanente está em reabilitação.
Enquanto isso, familiares dos doentes apelam por uma solução urgente, temendo pelo agravamento do estado de saúde dos internados e pela possível propagação de doenças relacionadas à falta de saneamento. (Mozanorte)
.jpg)
0 Comments