População das aldeias de Memba ainda com medo dos insurgentes

 



Ainda não se tem certeza que os insurgentes abandonaram a região. Sobretudo o centro e o norte da região, numa altura em que os residentes consideram que a reação das forças precisa ser de mais intervenção. 

A partir da segunda semana do mês de novembro, a situação no distrito de Memba, província de Nampula, tornou-se muito complicada para a população devido aos ataques terroristas que afetaram várias aldeias.

Os terroristas entraram em algumas aldeias de Memba, e muitas famílias continuam fora das suas casas por causa da situação. Outras famílias, que não conseguiram deslocar-se para locais seguros, permanecem com medo, pois ainda há circulação de indivíduos suspeitos dentro da província de Nampula.

Em Memba, a situação ainda não está totalmente controlada, mas as autoridades locais estão a mobilizar a população para regressar às suas casas. Afirma-se que os terroristas já atravessaram o rio Lúrio e que já não estão na província de Nampula, mas essa informação ainda não foi oficialmente confirmada.

Apesar de circular a informação de que os terroristas teriam abandonado a província, no dia 20 de novembro ocorreu um ataque numa das aldeias do distrito de Erati, também na província de Nampula. Por isso, muitas pessoas que vivenciaram a situação continuam nos centros de deslocados.

Em Nacala Porto e no posto administrativo de Alua, no distrito de Erati, continuam a chegar pessoas provenientes das aldeias de Memba, mesmo após as autoridades locais e as Forças de Defesa e Segurança (FDS) afirmarem que a população já pode regressar às suas residências porque a situação estaria normalizada.

Até ao momento, o governo distrital de Memba ainda não divulgou quais foram os danos humanos e materiais provocados, mas, ao convidar a população a regressar às suas casas, dá a entender que a situação estaria sob controlo. (BP)

Post a Comment

0 Comments