O Governo do Distrito de Muidumbe reabriu hoje, 23 de dezembro de 2025, o Centro de Saúde de Chitunda, mesmo sem garantias de segurança e sem material adequado de assistência médica e medicamentosa.
Numa primeira fase, os técnicos serão transportados diariamente de ambulância, de segunda-feira a sexta-feira, para prestarem assistência e regressarem no mesmo dia, enquanto decorrem os preparativos para a sua fixação permanente.
Entretanto, há indícios de favoritismo a familiares da Direção Distrital de Saúde, uma vez que, em outubro de 2025, a Direção Distrital de Saúde de Muidumbe indicou uma Técnica de Medicina Preventiva e Saneamento do Meio para responder, em regime de formação, como Responsável do Centro de Saúde de Chitunda.
Com a reabertura da unidade sanitária, a direção afasta a técnica que anteriormente era indicada e nomeou outro técnico que exercia a função de responsável de Vigilância Epidemiológica.
Importa referir que nos últimos meses, o SDSMAS de Muidumbe tem-se tornado uma instituição marcada por irregularidades administrativas. Mozanorte

0 Comments