A População da cidade de Pembaz capital de Cabo Delgado, está sendo alertada desde a tarde deste sábado (27), a não consumir uma espécie de peixe localmente chamado por "malhação".
A mensagem que circula nas redes sociais e que se acredita que vejam de autoridades marítimas informam que, na zona da "Francesa", naquela cidade, foi registada a ocorrência de peixe morto da espécie Anchoveta, vulgarmente conhecida como Malhação, por causas ainda desconhecidas.
Constatou-se que parte da população local está a apanhar o peixe para consumo, conforme evidenciado por imagens recolhidas no local.
Na sequência, diz a mensagem postas a circular uma equipa técnica composta por representantes do INOM, Administrador Marítimo e INIP deslocou-se à área afectada para averiguações e colheita de amostras, que foram encaminhadas ao laboratório com o objectivo de determinar a causa da mortalidade.
Como medida de precaução e para salvaguarda da saúde pública, recomenda-se por enquanto não se comprem nem consumam "Malhação" nestes dias, até à divulgação dos resultados laboratoriais e novas orientações das autoridades competentes.
Refira-se que malhação é o caril de muitas famílias na cidade de Pemba sobretudo as de baixa renda e é preferida para acompanhar enquanto frita com mandioca, "majimbui", pão, etc. (Mozanorte)

0 Comments