Agrava conflito Homem–Animal na província de Nampula

Um homem foi atacado por um crocodilo no distrito de Monapo, na província de Nampula. O incidente ocorreu na manhã do dia 26 de dezembro de 2025, nas margens do rio Monapo.

Este caso de conflito homem–animal nas margens do rio Monapo não é o primeiro, embora a situação estivesse controlada há cerca de um ano. A vítima tem 37 anos de idade, é natural e residente no distrito de Monapo.

O ataque aconteceu quando o homem se encontrava a exercer as suas actividades de pesca, como de costume, nas margens do rio. Os seus amigos, que se encontravam nas proximidades, prestaram-lhe os primeiros socorros.

Contaram testemunhas que o ataque do crocodilo foi grave, tendo a vítima sofrido ferimentos no membro inferior direito. Inicialmente, foi socorrida no Hospital Distrital de Monapo e, de seguida, transferida para o Hospital Central de Nampula.

O Governo Distrital de Monapo, assim como o Governo Provincial de Nampula, têm conhecimento da situação recorrente no rio Monapo, onde munícipes têm sido atacados por crocodilos.

"Não é apenas durante a pesca que as pessoas perdem a vida. Há registo de mortes ocorridas enquanto algumas pessoas lavavam roupa ou trabalhavam nas machambas nas margens do rio. Muitos dos sobreviventes perderam membros do corpo", acrescentou outra testemunha.

Uma vez que não é a primeira vez que estes casos acontecem e as autoridades competentes ainda não se pronunciaram de forma eficaz, a população apela ao Governo para que encontre meios de minimizar esta situação e garanta a segurança das comunidades locais. (BP)

Post a Comment

0 Comments