A população do bairro de Changane, arredores da vila de Macomia, em Cabo Delgado está a beneficiar da distribuição gratuita de terrenos para fins habitacionais, numa iniciativa liderada pela estrutura governamental local, em coordenação com a família Sicoto (Anassicoto).
De acordo com as autoridades do bairro, cada beneficiário tem acesso a um terreno com dimensões de 20 metros de largura e 30 metros de comprimento, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de 500,00 meticais. Os terrenos atribuídos são definitivos.
Segundo apurou Mozanorte, a iniciativa surge no âmbito de um programa de reorganização habitacional, motivado pelo facto de actualmente e devido aos terrorismo, existirem duas ou mais famílias a residir na mesma casa, situação que tem gerado constrangimentos sociais e habitacionais.
O programa abrange tanto a população nativa como refugiados, sem qualquer discriminação quanto à proveniência dos beneficiários, promovendo assim a inclusão social.
A área destinada à atribuição dos terrenos localiza-se numa zona de sistema quadrático, delimitada pelo novo bairro de Mbebede, ao lado do rio Napakala, a zona da Ceta e Sagal.
Para além dos espaços habitacionais, foram igualmente reservados três (03) terrenos para fins comunitários, nomeadamente: uma mesquita, infraestruturas governamentais, incluindo escola e comité do bairro e um campo de futebol.
Segundo as fontes, o início das construções está previsto para o próximo mês de julho, após o período das colheitas. Importa recordar que a área actualmente em distribuição é usada para actividades agrícolas, onde a população residente dos bairros de Changane e Napulubo pratica pequenas machambas.
As autoridades locais apelam à colaboração da população para garantir uma ocupação organizada e sustentável da nova área habitacional. (Sele Man)
.jpg)
0 Comments