Cabo Delgado: Como foi abertura do Ano Lectivo 2025 em Namuno

 

Foto: Gabinete da Administradora

Namuno (Mozanorte)– A cerimónia de abertura do ano lectivo 2025 no distrito de Namuno teve lugar na Escola Básica de Nicuita A, localizada na localidade de Nicuita, no Posto Administrativo de Namuno-Sede nesta sexta-feira (31).

O evento contou com a presença de várias autoridades locais, entre elas a Administradora do Distrito, Lúcia Geraldo Namashulua, que iniciou o seu discurso destacando os avanços consideráveis no sector da educação, especialmente na Escola Básica de Nicuita A.

Namashulua expressou sua satisfação ao observar a evolução da escola, que foi recentemente promovida à categoria de Escola Básica, resultado do excelente desempenho pedagógico dos alunos e do crescente envolvimento das raparigas no Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA).

A dirigente reconheceu que esses resultados só foram possíveis graças ao empenho do corpo directivo e docente da instituição.

Em agradecimento e reconhecimento pelo trabalho exemplar, Lúcia Namashulua premiou os membros do corpo docente e directivo que mais se destacaram, entregando diplomas e material de trabalho.

A Administradora aproveitou a ocasião para lançar um desafio a todos os envolvidos, pedindo uma intensificação das boas práticas escolares, com especial ênfase na pontualidade e assiduidade.

"A nossa missão é garantir que todos os alunos adquiram competências fundamentais, como leitura, escrita e cálculo, para que possam ter um futuro promissor", afirmou Namashulua, encorajando os professores a redobrarem os esforços na formação dos estudantes.

A Administradora também apelou aos pais e encarregados de educação para se envolverem activamente na educação dos filhos, desencorajando práticas como uniões prematuras e desistências escolares.

Em seu discurso, Namashulua reconheceu os desafios enfrentados pelo sector educacional no distrito, especialmente os danos causados pelo ciclone "Chido", que afectou várias infra-estruturas escolares. No entanto, ela fez um apelo à união de esforços da comunidade para reconstruir as escolas dentro das possibilidades locais.

A cerimónia contou ainda com a presença da Directora Distrital de Educação, Hostilia Lucas, que se juntou à Administradora para reforçar os apelos à melhoria contínua no sector educacional de Namuno.

O ano lectivo 2025 começa, assim, com a esperança de que, com o trabalho conjunto de todos, será possível superar os desafios e garantir um futuro mais promissor para as gerações vindouras. (Mozanorte)

 

 

If you want to write or report an event in your rural area, please send a text to mozanorte@gmail.com, we will guarantee anonymity whenever you prefer

Post a Comment

0 Comments