Cabo Delgado: Contornos de abertura do ano escolar na Escola Secundária de Pemba

 

Foto: Gabinete do Governador

Nesta sexta-feira, 31, os dirigentes de Pemba, capital Provincial de Cabo Delgado, mais a norte de Moçambique, visitaram a Escola Secundária de Pemba, no âmbito da cerimónia de abertura do ano lectivo de 2025.

O evento, realizado no pavilhão da escola, contou com a presença do governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, da administradora de Pemba, Joaquina Nordine, do edil de Pemba, do diretor provincial de Educação, bem como de representantes da direcção da escola, alunos, pais e encarregados de educação.

Durante a cerimónia, todos os dirigentes presentes fizeram intervenções destacando a importância da melhoria contínua do ensino na província.

O governador Valige Tauabo sublinhou a colaboração entre as escolas públicas e privadas e o governo provincial, afirmando que a educação é um dever de todos.

No evento, o governador divulgou os resultados das matrículas para o ano de 2025, que registaram aproximadamente 722.554 alunos matriculados em todo o sistema de ensino da província.

Em comparação com o ano anterior, quando o número de matrículas foi de 709.362, observou-se um aumento de 13.192 alunos.

Além disso, os resultados da Alfabetização também foram destacados, com um crescimento de 843 alunos em relação ao ano de 2024.

A administradora de Pemba, Joaquina Nordine, ressaltou a importância da colaboração de todos para garantir uma educação de qualidade e os benefícios que isso trará para o progresso do sector educacional.

Representantes de parceiros apoiantes da educação, Óscar Boije e o director provincial da educação em Cabo Delgado, Ivaldo Quincardete, comprometeram-se a investir na melhoria do ensino em 2025. Eles destacaram os desafios e objectivos para o ano, como o aumento da presença nas escolas, a melhoria da gestão escolar, a redução de faltas desnecessárias e o aprimoramento das habilidades de leitura, escrita e cálculo para os alunos das primeiras à terceira classes.

A cerimónia foi concluída com a premiação dos melhores professores, alunos e outros profissionais da educação, incluindo crianças com necessidades educativas especiais. (Sifa Artur)

Post a Comment

0 Comments